Como usar drones em projetos fotovoltaicos?

Você sabia que o uso da energia solar pode reduzir a sua conta de luz em até 95%? Além disso, ela é uma ótima forma de uma empresa preservar o meio ambiente, já que essa fonte energética não gera GEE (Gases de Efeito Estufa).

Mas e se a gente te contar que tem uma forma ainda melhor de economizar na hora da instalação e diminuir os ricos de erro? Com este dispositivo você economiza em mão de obra para o mapeamento das grandes áreas trazendo economia para o processo.

Além disso, o levantamento com drones reduz muito os erros de medição de campo. É a vantagem obtida com os ortomosaicos e modelos 3D.

Mas vamos aos passos de como usar esses drones nos SEUS projetos fotovoltaicos.

1º Passo: Mapeamento e visita técnica

Na etapa inicial do seu projeto, você vai fazer o voo de mapeamento da área em que pretende fazer a instalação, seja em uma residência, empresa, ou áreas grandes ou pequenas. Dessa forma você vai poder saber a viabilidade do seu projeto e recolher todas as medidas. Com o uso do drone, essa etapa pode ser realizada 5x mais rápido do que por meios tradicionais.

2º passo: Processar as imagens do drone

Depois de fazer o voo de mapeamento, o drone vai processar todas as imagens e transferi-las para o modelo ortomosaico e 3D. Serão apresentadas as medidas, as coletas da área e os arquivos que o drone captou.

3º passo: Análise de viabilidade

Nessa etapa, com base nas informações coletadas pelo drone, você pode calcular a geração de energia do projeto. Esqueceu de anotar os dados enquanto estava no lugar? Não tem problema! Com o ortomosaico criado, você pode olhar as medidas e informações quantas vezes quiser.

4º Passo: Criar o modelo 3D

Talvez a parte mais emocionante do processo, é nessa hora que você vai poder ver como ficará toda a instalação do projeto. Alguns softwares já fazem isso automaticamente, enquanto outros não. Depende de qual você escolher.

5º Passo: Simular a geração energética

Nessa etapa, você pegará todas as informações que coletou do seu drone e usará para calcular a capacidade de geração de energia do projeto.

6º Passo: Criar o projeto executivo

Chegamos ao projeto! Com o ortomosaico criado é finalizar o projeto e redigir aquela proposta atraente pro seu cliente

Como dissemos no início do texto, o uso de drones pode facilitar demais o seu projeto e torná-lo mais econômico.

A Sinergia pode te ajudar nisso com expertise, equipamento e toda uma curva de aprendizado já cumprida! Bora?

Conta para a gente aqui nos comentários se você já fez uso de drones no seu projeto e como isso te ajudou!